10 vacinas fundamentais para enfrentar a crise
Delegar é uma excelente forma de dividir tarefas de decisão e compartilhar a responsabilidade. Primeiro porque, assim, se demonstra, na prática, que todos estão no mesmo barco. E também porque permite que o administrador ganhe mais tempo para questões da própria crise, que fogem da rotina do dia-a-dia, e que podem exigir decisões rápidas.
MAS ATENÇÃO, PORQUE “DELEGAR” NÃO SIGNIFICA “DELARGAR”.
Delegar não é “passar o abacaxi”. Não é passar a responsabilidade e esquecer o assunto.
Envolva-se, mas sem querer ser Deus. Se você acredita de frases como “se quiser bem feito, faça você mesmo” ou “quem quer faz, quem não quer manda”, é melhor repensar seus conceitos.
Nem 8, nem 80.
Procure estar a par de todos os problemas. Cobre de seus subordinados sugestões, ideias novas. Se for o caso, cobre os resultados em planilhas. Exija comparações de números. Exija posturas proativas. É a melhor maneira de saber se as pessoas certas estão nos lugares certos.
E de evitar o custo do erro de manter na empresa pessoas erradas.
Dica na dica:
TOME PÉ DA SITUAÇÃO AGORA. Envolver-se significa ter a empresa nas mãos. Planejamento e controle. Não é à toa que um sinônimo para a palavra empresa é “organização”. E quando se fala em organização, nos dias de hoje, fala-se em software. Apesar de ter como objetivo o cálculo de planos de cortes, o Corte Certo oferece vários instrumentos de controle. O seu conjunto de ferramentas auxiliares para o controle e uso dos de retalhos, por exemplo, não raro tem mudado o padrão organizacional das áreas de estoque, sem ter sido essa a intenção do programa. Mas isso não depende só do programa. Depende também de trabalho em equipe. Informe-se. Visite o nosso site. |
Terça feira dia 10, A VACINA 5: "Compre bem"
Clique aqui e veja a Vacina anterior