« Voltar ao Índice do Glossário

A multiplicidade de restrições e requerimentos para o plano de corte bidimensional pode gerar igualmente uma infinidade de esquemas de corte diferentes para o mesmo pedido. Algumas dessas restrições/requerimentos são: espessura de serra, esquadrejamento da chapa, sentido do veio/ranhura do material, sequência de cortes, determinação de fases de corte, arranjos mistos, preferência pelo corte inicial (horizontal ou vertical) etc. Um estoque com chapas de dimensões muito variadas, como a inclusão de retalhos, e/ou um projeto com grande variedade de peças, evidentemente, aumentará a complexidade do problema e poderá gerar planos de cortes inesperados – mas esse resultado, em si, não constitui um padrão.

Como default, todo o plano de corte gerado pelo Corte Certo oferece pelo menos um corte de fora a fora, o que permite transformar um retângulo maior em dois outros menores. E esses dois outros retângulos, se necessário, deverão conter também no mínimo um corte capaz de dividi-los em retângulos ainda menores, até que todo o processo de corte da chapa ou bobina esteja concluído.  Nos planos impressos do Corte Certo essas linhas principais são indicadas com uma pequena seta:

image7-glo

Padrão de corte guilhotinado: plano de corte que contém pelo menos um corte guilhotinável (ou corte guilhotina). É aquele em que não há interrupção, ou seja, que vai de um lado até o lado oposto da chapa. No primeiro exemplo abaixo há duas opções assim para o corte inicial – uma no sentido horizontal e outra no vertical, gerando sempre dois novos retângulos, cada qual com pelo menos um corte guilhotinável.

Padrão de corte não guilhotinado: é quando o corte guilhotinável não ocorre, porque pelo menos uma das linhas de corte está interrompida. Esse tipo de arranjo de peças pode eventualmente gerar melhor aproveitamento do material, mas, nesse caso, terá de ser cortado com as mesmas ferramentas indicadas ao corte de peças irregulares. Para utilizar seccionadoras ou guilhotinas, o plano de corte terá de ser corrigido.

image8-glo

Os padrões guilhotinado e não guilhotinado também se aplicam às bobinas, que podem demandar opcionalmente planos para cortes longitudinais (slitter). Ver também: Destopar.

image9-glo

Mesmo sem necessitar de cortes totalmente longitudinais ou transversais, o usuário pode preferir também que os cortes iniciais sejam horizontais ou verticais, como padrão.

As fases de corte também podem definir padrão para os esquemas de corte.

« Voltar ao Índice do Glossário