« Voltar ao Índice do Glossário

O nome em inglês nesting é usado para definir o tipo de processo que conduz a um plano de corte. Outro significado é “fazer o arranjo de alguma coisa dentro de alguma outra coisa”. Em português, nesting significaria “aninhamento”. Como a palavra não existe, a mais próxima encontrada foi “encaixe”. Também se usa “arranjo” (ex: arranjo das peças). No fim das contas, aqui no Brasil, nesting tem sido mais usado para identificar o arranjo para cortes irregulares – muitas vezes combinado com essa expressão portuguesa: arranjo nesting.

image6-gloEsses materiais a serem cortados podem ser apresentados das seguintes maneiras:

Na forma bruta: ex: troncos de árvores a serem transformados em tábuas.

Em chapas: (ou folhas, ou placas, dependendo do tipo de material, mas com a mesma característica de apresentar largura e altura).

Em blocos: Nos casos em que também a espessura do material deve ser considerada para a otimização em três dimensões em bobinas.

Em barras, perfis e outros materiais lineares: Em que interessa apenas o comprimento do material para a elaboração do plano de corte.

Especificamente no corte de chapas, há dois tipos a considerar:

Cortes retangulares: quando todos os ângulos das peças (ou partes) a serem cortadas formam 90°; posicionadas, essas peças estarão sempre paralelas ou perpendiculares aos lados das chapas.

Cortes irregulares: incluem tanto os cortes com ângulos diferentes de 90°, tais como trapézios e triângulos, como também os curvos (círculos e elipses) e os mistos, de livre criação. Para executar esses tipos de cortes há várias tecnologias disponíveis, como lasers, oxycorte, plasma, ultrassom, jatos d’água, descargas elétricas, entre outros.

Os cortes retangulares possuem uma terminologia básica:

Plano de corte – é o desenho com indicação das linhas de corte das peças, sobras e retalhos. Outros nomes: mapa de corte, layout de corte, diagrama, montagem, esquema.

Chapa – material plano que será dividido em peças pelo plano de corte. Também chamada de matérida-prima, pode ter ainda diferentes nomes, dependendo do material: painel, placa, folha, blank. No meio acadêmico, normalmente chamado de objeto.

Peça – pedaço incluído no projeto para ser cortado da chapa, tais como: prateleira, janela, etc. Pode ser chamado também de parte, item ou mesmo pedaço.

Projeto – lista de peças com quantidades e medidas a serem cortadas das chapas disponíveis, mesmo que de diferentes materiais. Outro nome que se dá épedido.

Retalho – sobra da chapa depois de posicionadas as peças do projeto, com dimensões mínimas pré-definidas que a tornam útil para ser aproveitada em outro projeto.

Sobra – sobra da chapa (semelhante a um retalho) com dimensões diminutas, que impedem seu futuro aproveitamento para cortes. Sinônimos: refugo, resto, descarte.

« Voltar ao Índice do Glossário