Diferenças talvez sutis mas significativas renovam este website e também a identidade visual da Corte Certo.

corte-certo-splash

Logotipo Corte Certo trabalhado como splash de abertura do software

Para a identidade visual, o desafio foi retirar qualquer forma de complexidade que pudesse confundi-la no emaranhado de preocupações que nos torturam nos dias de hoje.

Afinal de contas, o Corte Certo sempre se sobressaiu por ser um software simples, embora com soluções transformadoras no dia-a-dia das empresas.

Por isso, foi também fundamental passar no novo estudo a ideia de modernidade e de renovação.

Esse desafio foi assumido pelo designer gráfico lituano Leonard Gaidukevich, especializado em identidade corporativa. No caso do logotipo, ele optou por manter o conceito dos marcantes “cortes” sobre as letras “E” no nome, criados originalmente pelo brasileiro Alcebíades Souto Maia. Quanto à fonte, preferiu a Exo Sans por ser menos redonda e com maior proximidade gráfica dos planos de corte gerados pelo Corte Certo, mas personalizando-a, com ajustes no espaçamento entre letras e até redesenhando um ou outro caractere. Paralelamente desenvolveu elementos gráficos em flat design (estilo minimalista que se contrapõe ao skeuformismo, ao livrar-se de bordas, sombras, reflexos, etc) como apoio no uso em cartões de visitas, anúncios, estandes, etc.

Isso não quer dizer que toda a comunicação gráfica do Corte Certo ficará restrita ao flat design. No começo deverá até mesmo haver um casamento entre materiais já criados e a nova identidade.

O “velho” logotipo poderá ainda ser encontrado em alguns lugares, mas paulatinamente deverá ser substituído.

WEBSITE

O novo website também traz importantes ajustes visuais, em especial na homepage, mas talvez menos relevantes que os de programação, troca de plataforma e adoção de serviços externos de hospedagem. A nova página na internet incorpora agora também uma loja, facilitando a aquisição dos produtos Corte Certo, através de meios altamente confiáveis como os do PayPal, o líder mundial em pagamentos online. Outra novidade, ainda em desenvolvimento, são as áreas restritas, destinadas à comunicação direta, personalizada e segura com clientes, distribuidores e fornecedores. Além disso, um grande facilitador para os compradores internacionais será o reconhecimento do idioma através do navegador em uso.

Essas tarefas ficaram a cargo da equipe do estúdio Ah!Digital, de São Paulo, coordenada por Raquel Loureiro e com apoio de equipe interna da Corte Certo. Apesar dos meses de trabalho admite-se que um ou outro imprevisto, na forma de bug, será inevitável, numa tarefa tão grande e que incorpora tecnologias das mais diversas. Mas na equipe de desenvolvimento ninguém tem dúvida: os avanços valem a pena.

O retrabalho visual da homepage ficou a cargo do web designer canadense estabelecido em Otawa, Adam Di Tota. Já as outras páginas mantiveram os padrões originais desenvolvidos por Maurício Butenas, com ajustes na diagramação realizadas pela Ah!Digital.