A Corte Certo não foi a única a visualizar cenários mais animadores para os negócios com a indústria moveleira na Colômbia.

A terra do café, do Botero, do Garcia Marquez e da Shakira, entre tantas referências para a Colômbia, é agora também a terra dos móveis. Pelo menos para os expositores brasileiros que participaram, na semana passada, da feira de negócios M&M, Mueble y Madera. Anunciada pelos organizadores como “não apenas a mais importante plataforma comercial da área andina e centro-americana, para o segmento, mas também a maior exposição de máquinas de última geração para painéis já vista no país”, a feira não deve ter decepcionado nenhuma das empresas brasileiras que lá marcaram a sua presença – não apenas a Corte Certo, mas também SCM Tecmatic, Promob e Leitz, além de outras 12 indústrias reunidas em um stand de 96 m2 organizado pela Orchestra Brasil.

Era, com seus 220 expositores de 29 países, em uma área de 16 mil m2, onde foram recebidos cerca de 14 mil visitantes, uma feira maior que as grandes brasileiras? Nem de longe. Apenas como rápida comparação a FIMMA atraiu no ano passado algo como 35 mil visitantes com 600 marcas, enquanto a Formóbile estima para o próximo mês de julho (26 a 29) receber nada menos que 60 mil visitantes para 750 expositores.

Feira M&M - Colombia

Oportunidade de apresentar diretamente aos colombianos os benefícios do Corte Certo, tanto os para máquinas manuais como para os com as automáticas. O Grupo SCM, do qual a Tecmatic faz parte, ocupou os maiores e mais sofisticados espaços da feira que foi patrocinada por outro cliente da Corte Certo, a colombiana Madecentro.

Então, o quê?

Entusiasmo. Esse parece ter sido o ingrediente diferencial. Com uma expansão de 3,2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, os colombianos parecem estar ávidos para tirar o atraso que ainda mantêm em relação ao Brasil no desenvolvimento da sua cadeia moveleira. Para muitos, os produtos apresentados representavam reais novidades, que eles absorviam com claro interesse - resultando também apresentações mais prazerosas para o expositor.

A Corte Certo apresentou-se, desta vez, como convidada da SCM Tecmatic – que, através de seu distribuidor no país, a Sierras y Equipos, ocupou a maior área da feira, distribuída em vários espaços – permitindo assim ao possível cliente uma compreensão maior da interação entre máquinas (manuais e automáticas) e software.