Os Marceneiros são verdadeiros artistas que, com seu talento e dedicação, formam e transformam. Constroem e reconstroem. São dignos e merecedores de todas as honrarias, especialmente neste dia.
Como surgiu o Dia do Marceneiro?
O dia 19 de março foi escolhido como o Dia do Marceneiro e do Carpinteiro por coincidir com o Dia de São José. Na doutrina católica, José foi marido de Maria e pai adotivo de Jesus, tendo a carpintaria como sua digna profissão.
Assim, inicialmente, a data era dedicada a parabenizar os carpinteiros apenas. Mas com o passar do tempo, os marceneiros também foram incluídos na homenagem, dada a sua proximidade com a carpintaria.
Como surgiu a marcenaria?
A marcenaria é uma das profissões mais antigas do mundo todo. Tanto é que os primeiros registros que remetem a ela são justamente da Bíblia, como citado acima. Essa é uma profissão cuja base tem origem milenar!
A madeira faz parte do grupo dos primeiros materiais que começaram a ser utilizados pelo homem e que permitiram o desenvolvimento da nossa civilização. Não existe um registro exato de quando aconteceu o primeiro uso da madeira pelo nome, mas a história aponta que ela foi dominada junto com a pedra, a cerâmica e os materiais de origem animal.
Com a madeira, na antiguidade, o ser humano conseguiu criar ferramentas, utensílios de uso doméstico e até abrigos mais elaborados. Tudo isso possibilitou que essas primeiras comunidades conseguissem se relacionar com o meio em que viviam de forma mais primorosa, tendo as devidas condições de utilizarem os recursos dele a favor da sua sobrevivência e também de sobreviverem.
O marceneiro, que trabalha com a madeira, então, foi um ponto chave na evolução e no desenvolvimento da sociedade. Apenas esse fato já justifica a importância e a nobreza dessa profissão!
Alguns registros históricos apontam que 2.000 anos antes de Cristo, os antigos egípcios já criavam móveis em madeira! E até mesmo na Bíblia, muito antes de São José, existe um marco importante das construções em madeira: a arca de Noé.
Com o passar do tempo, a técnica para o trabalho com a madeira foi sendo aprimorada, assim como a tecnologia. Isso fez com que o material passasse a ser cada vez mais utilizado não apenas dessa forma rudimentar, mas também na construção de embarcações, casas mais elaboradas, peças decorativas e até os próprios móveis, conforme já citado.
Carpinteiro ou Marceneiro?
Frequentemente, essas duas profissões são confundidas, porque ambas têm a madeira como base. Porém, o que as diferencia é a sua finalidade. O carpinteiro realiza um trabalho mais “pesado" e normalmente alinhado com a construção civil. Ou seja, esse profissional produz formas, moldes e montagens finais, que são utilizados nas construções.
Já o marceneiro tem um trabalho que se aproxima mais de uma atmosfera artística. Os acabamentos feitos pelo marceneiro tendem a ser mais refinados. Além disso, as peças de marcenaria também têm um toque de pessoalidade, criatividade e exclusividade.
A importância do marceneiro hoje
Nem toda a tecnologia desenvolvida ao longo de milhares de anos foi capaz de substituir a madeira. Surgiram materiais com melhor custo/benefício - com os quais muitos marceneiros também trabalham - mas ela continua sendo a base para a criação de móveis e casas, para a composição de ambientes acolhedores e aconchegantes!
Sem a marcenaria, não seria possível criar móveis sob medida para aproveitar melhor os espaços, que estão cada vez mais compactos. Não seria possível criar peças personalizadas, que traduzam o estilo e a identidade de cada pessoa.
Desafios da marcenaria nos dias de hoje
Não há dúvidas de que o mundo mudou profundamente desde que o homem descobriu que podia usar a madeira a seu favor. A marcenaria evoluiu absurdamente, mas esse processo também trouxe novos desafios.
Entre os grandes obstáculos que os marceneiros enfrentam nos dias de hoje, podemos citar:
Qualificação da mão de obra
A vontade de exercer profissões mais antigas como essa muitas vezes vai perdendo força com o passar dos anos. O comum é que as pessoas queiram seguir em outras carreiras sem sequer considerar a possibilidade de escolher certos trabalhos. E ao mesmo tempo, aqueles que estão há muitos anos na marcenaria, podem ser resistentes à mudança e capacitação.
Assim, quem está à frente de um negócio dessa natureza pode ter dificuldade para encontrar mão de obra capacitada e para garantir que a sua equipe esteja sempre qualificada e atualizada de acordo com as novas tecnologias.
Produção sustentável
Quando se fala em matérias-primas como a madeira, a sustentabilidade é uma grande preocupação. Assim, cabe ao marceneiro verificar a procedência do material com o qual vai trabalhar, certificando-se de que ele foi obtido de maneiras lícitas e que observam as medidas necessárias ao desenvolvimento sustentável.
Inovação
Ao mesmo tempo em que a marcenaria é considerada uma profissão antiga e que se baseia no uso das mãos, os avanços tecnológicos trouxeram uma nova roupagem para esse tipo de trabalho. Acompanhar esses avanços é fundamental para manter a competitividade frente à concorrência.
Mercado
Além de todas essas particularidades, quem empreende no ramo da marcenaria também enfrenta todos os desafios inerentes a isso: os altos e baixos do mercado, o aumento da concorrência, o processo de gestão de pessoas… o sucesso do negócio depende de todos esses fatores.
Com o crescimento dessa profissão e a disponibilidade cada vez maior de marceneiros, nunca foi tão importante se destacar. E uma das maneiras para isso é otimizar o trabalho e torná-lo mais eficiente e estratégico.
Nesse sentido, um software de plano de corte é um grande aliado! Ele garante o melhor aproveitamento das chapas de madeira, possibilitando que ela seja dividida em mais peças, com agilidade e economia.
Aqui na Corte Certo, nós trabalhamos com diversos planos de corte para atender às necessidades da sua marcenaria. É assim que homenageamos esses profissionais: oferecendo condições para que seu trabalho seja cada vez melhor! Faça um teste grátis aqui.