Alguém pode ter tido a mesma dúvida. Procure aqui e ganhe tempo.

As perguntas foram divididas em grandes temas. Basta clicar sobre um deles para ver as que o compõem. Para ter a pergunta respondida, clique sobre ela.

Basicamente, serve para reduzir perdas durante o processo de corte de chapas (ou barras, ou bobinas) em partes menores com dimensões iguais ou variáveis. Os dois principais tipos de desperdício para quem não tem um desses softwares são:

- Desperdício de matéria-prima

- Desperdício de tempo.

Há milhões de maneiras diferentes para cortar as peças de um material. Alguns padrões geram grandes perdas (sobras), enquanto outros podem ser de difícil corte, tomando mais tempo do operador.

Com um software desses, o usuário simplesmente informa quais são as dimensões das chapas/barras ou bobinas disponíveis e também as dimensões das peças a serem cortadas. O programa calcula automaticamente esquemas de corte, buscando fazer com que a sobra de material seja a menor possível e dentro da forma mais prática de realizar os cortes.

E isso, como foi dito, é só o básico no Corte Certo! Conheça outras utilidades muito importantes em Por que ter?

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-filmscorte-certo-linearcorte-certo-minicorte-certo-standardcorte-certo-plus2

 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

É praticamente impossível dar uma resposta universal a essa pergunta, porque ela depende de muitas variáveis. A diferença de ganho em aproveitamento da matéria-prima certamente depende da qualidade dos planos de corte que eram feitos anteriormente, sem a ajuda do programa.

Outra coisa que se pode dizer sem medo de errar: os projetos maiores, com mais peças, e/ou mais complexos, com muitas peças diferentes, são os mais favorecidos, porque são os mais sujeitos ao erro humano.

De qualquer forma, especialistas estimam que, em média, o ganho possa ir muito além de 30%. Mesmo em uma projeção mais tímida, de 10%, os ganhos finais são bastante representativos, como mostra o exemplo abaixo.

Vamos considerar a economia para um cliente Corte Certo que produza mil peças por semana, cada peça com 1m² em média. Em resumo, produz 1000 m² por semana.

- Sem o otimizador: aproveitamento médio de 80%. Portanto, 1250m² de chapas são necessários para produzir as mil peças.

- Com o otimizador: aproveitamento médio pode subir para 90% ou mais. Ou seja, aproximadamente 1100m² de chapas serão necessários para produzir as peças.

Para verificar qual foi o ganho, basta calcular a diferença de chapas usadas nos dois casos (no exemplo acima, 150m² por semana) e multiplicar pelo preço do metro quadrado.

Normalmente essa economia de material paga o investimento no otimizador de corte em poucos meses, ou até em poucos dias. Há casos de clientes que o pagam em um único cálculo. Tudo depende da quantidade de peças cortadas e do preço do material utilizado. E, de qualquer maneira, a economia da matéria-prima é apenas um dos benefícios que o Corte Certo traz. Leia sobre isso na resposta da próxima pergunta.

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-filmscorte-certo-linearcorte-certo-minicorte-certo-standardcorte-certo-plus2

 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

Não, de forma alguma. Em algumas situações específicas o ganho no aproveitamento do material pode até ficar em segundo plano, por decisão do usuário, para acelerar ainda mais o processo de corte. Isso ocorre, por exemplo, em grandes empresas moveleiras, fabricantes de móveis seriados e usuárias do Corte Certo Plus. Com essa opção mais avançada da linha Corte Certo, elas conseguem grande economia em hora-seccionadora e hora-homem, o que, na ponta do lápis, tem custo superior ao da matéria-prima. E o ganho de tempo é apenas uma outra vantagem. Veja mais algumas:

  • Cotações mais rápidas (com a previsão exata de chapas necessárias)
  • Teste de melhor tamanho de chapa para ser usada em determinado projeto
  • Minimização dos erros e de seus custos, graças aos mapas de corte gerados pelo programa, com informações claras e precisas
  • Redução do custo com o estoque. Utilizando melhor as chapas/barras disponíveis, a quantidade total pode ser mantida num nível mais baixo, sem perda da segurança. Também os retalhos podem ser mais bem aproveitados.
  • Padronização da documentação, como mapas de corte e relatórios. É a organização que evita erros de interpretação, facilita a comunicação entre as pessoas envolvidas com os pedidos e corte de peças, economiza tempo, etc
  •  Atualmente, os otimizadores de corte incorporam funções adicionais, como impressão de etiquetas para a identificação de peças, reutilização de retalhos, relatórios estatísticos, etc. O Corte Certo é um dos mais ricos nesse sentido. Veja uma relação dessas funções em Funcionalidades.

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-standardcorte-certo-plus2

 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

Os avançados algoritmos de planejamento de corte usados no sistema permitem que o cálculo automático seja superior. Isto já está provado pelo uso do sistema ao longo dos últimos anos.

Mas é preciso uma observação: o Corte Certo, assim como todos os otimizadores de planos de corte, voltam-se principalmente para projetos médios e grandes, nos quais se torna imbatível, quando comparado com o desempenho humano, do ponto de vista de rendimento com velocidade.

Em pequenos projetos não é impossível que um cortador experiente chegue a resultados semelhantes ou até melhores em um ou outro caso. Mesmo assim, o elevado número de usuários do Corte Certo em pequenas empresas ou artesãos comprova largamente a utilidade do programa também para pequenos projetos. Também não é impossível que um bom analista, tendo em mãos um projeto calculado automaticamente, possa enxergar mudanças que tornariam o plano de corte ainda melhor.

Foi pensando nisso que os desenvolvedores dotaram o Corte Certo Plus, anos atrás, do seu sistema de pós-edição (ou edição manual), que permite ao cortador reeditar os planos de corte gerados automaticamente, com a ajuda do mouse. Vem dessa época a ideia de que o Corte Certo havia transformado os bons cortadores em analistas de corte – profissionais que, analisando os diagramas gerados e tendo em mente dados não fornecidos ao programa (como os de futuros projetos) - são capazes de melhorar ainda mais o rendimento do material.

Mais recentemente esse sistema evoluiu ainda mais, tornando-se único no mundo a reunir tantas ferramentas.

Observação

O Corte Certo oferece três opções de “poder de cálculo”: rápido, completo e intensivo. Cabe ao usuário a avaliação do poder de cálculo ideal para uso na empresa, levando em conta o equipamento disponível (o computador onde está instalado o Corte Certo) e o tamanho dos projetos (quantidade de peças) normalmente realizados, considerando que as últimas opções podem tomar muito mais tempo de espera.

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-standardcorte-certo-plus2

 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

Muito fácil, dispensa visita de técnico. Basta clicar em um link de internet e seguir as instruções.  Em poucos segundos o Corte Certo estará instalado, faltando apenas ser ativado, o que também é fácil. O conhecimento necessário para isso é o básico do Windows.

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-filmscorte-certo-linearcorte-certo-minicorte-certo-standardcorte-certo-plus2
 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

Sim, porque é possível calcular com rapidez e alto nível de segurança o número exato de chapas a serem utilizadas. Isso permite ao usuário do Corte Certo formar o estoque para os pedidos em carteira, com apenas pequena margem excedente de segurança.

Sabemos de caso em que uma empresa do setor vidreiro, pouco antes de adquirir a licença do Corte Certo, havia comprado um excesso de 1.200 chapas por erro de cálculo.

Outra razão para contar com o Corte Certo como excelente auxiliar na hora da compra do material, é que ele pode considerar no cálculo, não apenas o estoque de chapas já existente, mas também os retalhos do mesmo material em seu banco de dados.

E uma terceira razão aparece quando as chapas são oferecidas pelo fornecedor em dimensões diversas. Para as de acrílico, há grande variedade, mas é possível também a diversidade em chapas de MDF e outras. Nesses casos o Corte Certo Plus pode calcular quais as dimensões que oferecem melhor aproveitamento para atender ao pedido.

E se isso ainda não for suficiente, é possível aplicar o preço de custo por metro quadrado do material, para ver qual fornecedor oferece o produto com o menor preço final para o que se quer cortar.

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-standardcorte-certo-plus2

 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

O tempo depende de três fatores:

  1. Da quantidade de peças de dimensões diferentes
  2. De quantas chapas de diferentes dimensões estão habilitadas para o corte
  3. Da capacidade de processamento e memória do computador

Na maioria dos casos práticos, o cálculo completo leva de alguns segundos a alguns minutos para ser completado.

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-filmscorte-certo-linearcorte-certo-minicorte-certo-standardcorte-certo-plus2

 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

Muito frequentemente quem faz essa pergunta quer de fato saber: posso instalar uma única licença do Corte Certo em um servidor e, a partir daí, possibilitar que qualquer usuário conectado em rede possa acessar e utilizar o programa? A resposta é não. O Corte Certo é um programa monousuário e deve ser instalado diretamente no computador em que vai ser utilizado. O programa pode ser facilmente transferido para outros computadores, quantas vezes forem necessárias, mas não é possível o seu uso simultâneo por múltiplos usuários.

Para clientes que possuem mais de uma licença do programa é possível, através da rede: a importação de projetos de outro computador que também tenha o Corte Certo instalado e também a impressão em uma impressora ligada em rede. Para usuários da série mais completa do programa, a Plus, é possível também a centralização dos materiais no servidor e envio de ordens de corte a um computador eleito pelos usuários como central. Porém, mesmo nesse caso, não é possível instalar o Corte Certo em um servidor para ser acessado por um ou mais usuários.

 

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-minicorte-certo-standardcorte-certo-plus2
 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

O Corte Certo da série Plus possui ferramentas específicas para o cálculo de planos de cortes de bobinas.

Há também outro produto mais especializado, o Corte Certo Films, desenvolvido inicialmente para o corte de películas de controle térmico e solar, mas que também tem encontrado aplicação para outros tipos de materiais acondicionados em bobinas.

De qualquer modo, a utilização do programa para o corte de bobinas depende do tipo de corte efetuado. Em caso de dúvida, envie os dados básicos do tipo de sua produção para que nossa equipe técnica possa avaliar e responder com mais segurança.

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-filmscorte-certo-plus2

 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

Há usuários que utilizam o programa 2D para otimizar materiais lineares, como barras, perfis, “alumínio”, canos, tubos, cabos, etc. Apesar de funcionar perfeitamente, recomendamos nesses casos o uso do Corte Certo 1D, que é específico para isso. Esse produto pode ser adquirido isoladamente, mas já vem incluído no pacote do Corte Certo Plus.

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-minicorte-certo-standardcorte-certo-plus2
 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

Embora o Corte Certo 2D seja especialista na otimização de planos de cortes de retângulos, a série Plus do programa, a mais completa, permite o trabalho com algumas formas (tais como círculos, semicírculos, cantos arredondados, triângulos, etc.). A condição é que elas estejam inseridas em retângulos, porque essa é a figura geométrica que será considerada para o cálculo de encaixe das peças.

Se no momento do cálculo essas formas diversas não passam de representações gráficas, elas ganham importância quando o usuário solicita a geração da trajetória de corte contínuo, a qual pode ser exportada através do código G para programar os deslocamentos dos eixos de máquinas CNC.

Válido para os seguintes produtos

corte-certo-minicorte-certo-standardcorte-certo-plus2corte-certo-linear

 

 

 

 

Dúvidas? Envie um comentário

 

Sugira um novo item ao nosso FAQ!

+ = Verificação Humano ou Robô?