Foco principal foi a enorme galeria grátis de móveis paramétricos, construídos de acordo com os padrões da indústria moveleira do Brasil.

Webinar reforça importância do ProjeteCerto

Cleandro Nilson, à esquerda, fala sobre a Galeria de Componentes Paramétricos do ProjeteCerto

Apenas dois dias após a ForMar (Feira da Revenda e da Marcenaria), onde lançamos o ProjeteCerto, os interessados já tiveram a oportunidade de entendê-lo com maior riqueza de detalhes através de um webinar promovido pela TI Lab, a partir de sua sede de São Paulo. O palestrante foi o Cleandro Nilson, diretor da Gabster Tecnologia para Mobiliário, empresa com a qual a Corte Certo estabeleceu parceria para esse produto. Sob o tema da Produção Industrial de Mobiliário Sob Medida, a enorme biblioteca desenvolvida pela empresa, com mais de 500 itens, centralizou as atenções.

Não para menos: além de inteiramente gratuita, mesmo para não clientes, e com um volume bastante variado e consistente de itens, todos os móveis são paramétricos. Ao serem baixados no SketchUp, o software mais usado no mundo para modelagem em 3D, os objetos da galeria podem ser facilmente editados sem perda das proporções e sem que as regras do sistema construtivo sejam quebradas.

Além disso, por serem modelados de acordo com o sistema construtivo brasileiro, esses móveis da galeria podem ser produzidos de modo muito rápido pela maior parte das indústrias nacionais.

Ainda em relação à edição dos objetos, chamou a atenção a Escala Conjunta, ou seja, a possibilidade de selecionar vários objetos ao mesmo tempo para que na mudança de medidas as proporções sejam mantidas para todos os móveis e não apenas para o que está sendo editado. O mesmo se aplica também a eventuais mudanças no sistema construtivo de um ou outro móvel, automaticamente sugerido pelo programa se for necessário – exemplo: incorporar engrosso ao tampo de uma mesa que tenha tido as suas medidas muito estendidas. Da mesma forma é possível associar esses modelos em edição à galeria de acabamentos, para substituições conjuntas de materiais.

A TI Lab, responsável pelo evento, é uma empresa dedicada a treinamentos especializados em BIM, Modelagem 3D, Render e Design Gráfico. É conduzida pelo arquiteto João Gaspar, referência em CAD no Brasil e autor de livros sobre o SketchUp.

Segundo a empresa, o vídeo do webinar deve ser colocado à disposição em breve, assim que forem concluídos os serviços de edição.