Matéria do jornal Valor Econômico mostra como a pirataria prejudica o desenvolvimento de softwares nacionais através de depoimentos e exemplos de empresas do setor, entre as quais a Corte Certo.

Como bem coloca a matéria, os piratas são “criminosos”, o que torna receptadores os seus clientes.

Um PDF da publicação está disponível ao final deste texto, mas como complemento à reportagem seguem abaixo alguns diálogos entre piratas e compradores que seriam cômicos se não fossem tão danosos para a nossa indústria de software. Detalhes de identificação das falas foram alterados por decisão editorial, embora eles tenham sido devidamente enviados às autoridades cabíveis. Os erros de português foram mantidos:

 

- Pergunta: Meu patrão, já faz tempo que lhe comprei esse soft, e até hoje não conseguir intalar por jentileza me diga como intala esse tal de crak que vc falou.Favor, se for possivel tem como vc me manda explicando.Agradeço pela atenção,abcs aguardo.

- Resposta: colega como vc viu mandei junto um video explicando com instalar o crack vc vai ver que tem 3 cracks para ser instalado é so vc fazer o mesmo procedimento com os 3 cracks ok!!

(OBS – O pacote é formado pelo Corte Certo, pelo Optimik e pelo Promob. O Optimik é um software estrangeiro concorrente ao Corte Certo e o Promob é um software de desenho de móveis, com o qual nosso programa está integrado.)

 ........................................

- Pergunta: po tem um vendedor me enchendo querendo me vender um corte certo por 1200 reais e vc oferecendo um programa por 15 reais? será o mesmo programa? tenho interesse! por favor deixe seus dados e entre em contato.

- Resposta: o programa é o mesmo sim só que 1200 é o preço do original!! 15,00 é o crackeado!!!

(OBS – Este acabou comprando o original por uma razão: a versão antiga não está integrada ao Promob, um software de desenho de móveis. Mas claramente achando que estávamos “roubando”.)

 ......................................................

- Antonio Fiais (antoniofiais@...) pergunta: amigo o corte a corte roda no vista? Para trabalhar com marcenaria é preciso ter os dois ou o corte a corte já é suficiente? O corte a corte é o Plus?

- Resposta: roda no vista sim o corte certo roda independente o opitimik e um suporte a ok!!

(OBS – Não, não compatível com o Vista porque essa versão craqueada do Corte Certo é muito antiga.)

...........................................................

- Pergunta: Serve para roupas?

- Resposta: perfeitamente amigo qualquer tipo de material pois com ele vc que estipula o tamanho do material e o tipo de corte a ser feito ok!!

(OBS – Não, não serve para roupas, porque o Corte Certo trabalha apenas com retângulos.)

.........................................................

- Pergunta: Olá. Qual a diferença dos dois softwares? Como faço para comprar?

- Resposta: na verdade não bem uma diferença é que um complementa o outro e os dois juntos facilita muito o trabalho ok!!

(OBS – Comparação com o Optimik, um concorrente esloveno traduzido para o português. Não há como trabalhar com os dois juntos – ou é com um, ou é com o outro.)